Share.pt

Associação para a Partilha do Conhecimento

Compreender a Arte Contemporânea


Entender a arte contemporânea e o próprio conceito de arte foram o tema da reunião mensal de Setembro do núcleo Share Norte. A artista plástica e associada Margarida António foi a oradora convidada. Ao longo de cerca de uma hora proporcionou a aquisição de linguagem visual enquanto ferramenta e vocabulário da leitura da obra de arte e falou das significâncias e valorização da arte contemporânea.

Para além dos associados marcaram presença personalidades do mundo das artes amigos da oradora, nomeadamente o pintor Alexandre Rola.


Margarida António começou por fazer uma breve abordagem do historial da arte - da arte rupestre aos dias de hoje - e aos movimentos que antecederam a arte contemporânea. Desta última mostrou exemplos de obras do movimento cubista, expressionista, futurista, dadaísta, surrealista, abstraccionista, pop arte e da arte conceptual.


Como mentora do movimento criado em 2001 “ O ‘Planetarismo “ Margarida António explicou as bases desta nova corrente: na arte contemporânea defende a obra fundamentada num projecto artístico por um mundo melhor, defende o TEC (Técnica, Espírito e Ciência) em perfeito equilíbrio e harmonia na obra de arte. Defende o bem, o belo, a paz, o progresso e refuta qualquer obra que pertence ao horror, ao mal, ao sofrimento e à guerra. Como exemplos de obras deste movimento analisou O Velho” de Alexandre Rola e duas das suas obras.

“Guernica” de Picasso foi a obra escolhida para uma análise mais profunda do ponto de vista do vocabulário visual, da composição, da contextualização da vida e obra do autor, das significâncias e do simbolismo.

A segunda parte da reunião foi de diálogo aberto entre a plateia e a oradora fundamentalmente sobre o que é arte, a dificuldade em analisar a arte abstracta, o carácter subjectivo da obra e o papel da arte na sociedade.

Manuel Santos Carneiro presidente da Share encerrou a reunião incentivando os associados que tenham um especial apreço por esta temática a formarem um núcleo onde as artes plásticas possam ser debatidas com maior profundidade.

Nota: A obra acima reproduzida "Mother" é da autoria de Margarida Antonio.







  associados promotores

associados institucionais
 
 

Login

Utilizador:
Palavra-passe:
Ainda não se registou?