Share.pt

Associação para a Partilha do Conhecimento

Público-Alvo // Municípios

O município pode desempenhar um papel primordial e crítico no desenvolvimento cultural, empresarial e social das comunidades. O lançamento de novas iniciativas num município com base no profundo conhecimento do meio envolvente, nomeadamente pessoas, facilita o desenvolvimento do empreendedorismo com sucesso. Áreas como por exemplo o turismo, a agricultura, o apoio social e serviços, podem ser base para boas soluções de criação de novas empresas e organizações.

Municípios


Em cada município há muitos desempregados, pessoas excedentárias na função pública, e há muitos seniores reformados com excelente conhecimento e experiência duma vida empresarial de sucesso, que constituem uma mais-valia importante para apoiar o desenvolvimento de novos projectos.

A Share pode ser o elemento agregador dessas capacidades, beneficiando da experiência já adquirida na dinamização do trabalho de voluntariado, numa fase de apoio a lançamento de projectos. Os projectos de sucesso podem ser replicados  adaptando-os a outros municípios, desenvolvendo assim as economias e o emprego nos respectivos concelhos.

Promover o emprego e empreendedorismo via municípios, parece-nos uma via apropriada ao desenvolvimento de valor, bem estar e riqueza, através de pessoas que sabem fazer e poderão dinamizar outras com menor capacidade de iniciatia ou somente algum receio de começar.

A Share também pode dar continuidade ao desenvolvimento de acções de menthoring e coachinb a star-up´s, quer pelo desenvolvimento de novos pólos Share noutras cidades, quer através de apoio remoto utilizando ferramentas como a internet e vídeo conferencia. 

A Share tem ainda desenvolvido nas Universidades um conjunto de palestras e workshops que se tem revelado muito interessante no domínio da transmissão de conhecimento da importância e domínio dos softskils mais requeridos e apreciados pelo mercados. As acções deste teor podem ser estendidas com vantagens para escolas do ensino secundário e centros de emprego em cada município.


Um dos casos de sucesso foi a excelente experiência com um grupo de trabalho envolvendo um grupo de alunos da FEUP- Faculdade de Engenharia do Porto, docentes, dois associados Share e dois responsáveis administrativos da Câmara Municipal de Valongo.
 

Consideramos que muito se pode fazer em prol do emprego e do desenvolvimento da criatividade do funcionamento e papel dum Município.

  associados promotores

associados institucionais
 
 

Login

Utilizador:
Palavra-passe:
Ainda não se registou?