Share.pt

Associação para a Partilha do Conhecimento

Programas // Universidades // -%20Projectos%20Curriculares

- Projectos Curriculares


Acompanhamento de equipas em trabalhos curriculares e participação em júris de avaliação mormente orientando a nossa acção nas áreas de soft skills em apreço.

Universidade Católica do Porto

Projecto Multidisciplinar II (PMII)
No âmbito do protocolo estabelecido entre a Share e a Universidade Católica, e à semelhança e na continuação da colaboração iniciada em 2008, Associados Share foram integrados nos Júris das Apresentações finais do Projecto Multidisciplinar II.
Os júri foram constituídos  por um elemento da equipa docente de PMII, um mentor da Share e um professor da FEG (Faculdade de Economia e Gestão), estando presente um elemento da equipa PIC (Portefólio Individual de Competências).
A Missão atribuída ao Projecto expressava “Desenvolvimento de equipas auto-reguladas” enquanto os Objectivos incluíam:
1. Aproximar a Universidade das empresas da região;
2. Promover a empregabilidade dos alunos;
3. Dinamizar uma oportunidade de aprendizagem … no contexto do “mundo-real”;
4. Dotar os alunos de competências transversais (soft skills), entre outros: gestão do tempo, gerir uma agenda, saber escutar, negociar, comunicação (escrita, oral, de representação).

O papel do Mentor Share centrou-se nas questões relacionadas com as competências transversais evidenciadas.

Do documento interno do PMII extraímos os objectivos destas Apresentações finais:

A apresentação final do Projecto é para os estudantes um momento de mobilização de competências essenciais à consecução daquele objectivo. Os professores têm a oportunidade para avaliar o desempenho do grupo que deverá ser capaz de:
• Construir um argumento e transmitir, de forma clara e articulada, os aspectos que considere mais relevantes do conteúdo do relatório final;
• Transmitir a mensagem de modo apelativo e criativo;
• Utilizar dinâmicas de apresentação que revelem a coesão do grupo e o trabalho realizado em equipa (não recorrendo a uma apresentação dividida em segmentos autónomos, um para cada interveniente);
• Escolher um formato de apresentação (formal ou informal; dramatizada; com recurso a meios informáticos ou com recurso a outros elementos de apoio / …), ou uma combinação de formatos, com o qual se sinta confortável e que considere adequado, tendo em atenção o contexto e a audiência a que se pretende dirigir;
• Recorrer a técnicas adequadas com vista a melhorar a qualidade da apresentação (colocação de voz, postura corporal, expressão não-verbal, e gestão do espaço).

Universidade do Minho/DSI

Projecto de Desenvolvimento de Sistemas de Informação Associados Share colaboraram como avaliadores das apresentações  dos projectos da unidade curricular denominada “Desenvolvimento de Sistemas de Informação” da Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação.Os resultados esperados da aprendizagem com esta "unidade curricular" incluem o desenvolvimento de competências para a condução de projectos de intervenção e de mudança organizacional relacionados com a adopção de tecnologias da informação. Em dois momentos distintos os alunos da cadeira de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (inserida no primeiro semestre do terceiro ano da Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação) realizaram apresentações onde deram conta da evolução do estado do respectivo trabalho.

Os alunos centraram a sua atenção em aspectos de caracterização da organização objecto de análise (instituição universitária hipotética) e na segunda apresentação focaram-se no mercado aplicacional existente e na arquitectura informática prevista para a organização, concebendo para o efeito protótipos de aplicações informáticas. Na sua intervenção os Associados Share tiveram oportunidade de tecer alguns comentários sobre a qualidade das apresentações efectuadas e apresentaram algumas sugestões sobre aspectos a melhorar. Verificaram, e registaram com agrado, uma clara evolução da qualidade das apresentações da segunda etapa quando comparadas com a etapa anterior. participaram na avaliação de  apresentações realizadas no pólo de Guimarães.

FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto


A Share tem sido convidada desde 2007 para assistir e comentar o  “LGP Challenge – Linking Great Partners”, sessão das apresentações finais e do encerramento da disciplina de LGP do MEIC da FEUP. 
Os trabalhos realizados pelos alunos, são baseados em projectos reais propostos por empresas (clientes) com quem o MIEIC vem cooperando desde há vários anos. 

  associados promotores

associados institucionais
 
 

Login

Utilizador:
Palavra-passe:
Ainda não se registou?