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- Mentoring de Startup


Ao abrigo do protocolo de colaboração com o Tecmaia - Parque de Ciência e Tecnologia da Maia, S.A. a Share acompanhou uma startup nascida do Projecto PREMIO, conforme descrito em Projectos/Empreendedorismo e Startups/Colaboração Tecmaia-Share. A startup denominava-se ViGIE Solutions, L.da.
Segue-se o resumo dessa acção de mentoring, consubstanciado em relatos das reuniões efectuadas que inclui a avaliação pelo Mentor e relatório final da avaliação, de acordo com o formato disponibilizado pela organização:

Project ID: ViGIE SOLUTIONS

Mentoring Meeting nº: 1 - 25.Jun.09
Main needs identified
1. Documentação sobre o Projecto,
2. Papel do Mentor
3. Arranque: Plano global com metas mensais.

Goals and planning for next period
1. Plano,
2. Definição do apoio a esperar do Mentor
Progress Evaluation (by the Mentor):  (não aplicável).
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Mentoring Meeting nº: 2 - 30.Jun.09
Main needs identified
1. Comercialização (análise e recomendações para optimização do preço do produto, estudo exaustivo produto oferta versus produtos concorrentes, canais de comercialização e alguns cenários estratégicos, prioridades, optimização do produto oferta/package)
2. Networking (contactos possibilitados pelo Mentor),
3. Definir Plano Global e Mensal.
Measures implemented and progress verified
a. Plano apresentado: discussão das propostas de alteração.

Goals and planning for next period
b. Conforme Plano aprovado.
Progress Evaluation (by the Mentor):  Good:  X    Medium___     Poor___
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Mentoring Meeting nº: 3 - 31.Jul.09
Main needs identified
1. Constituição do package de produtos a oferecer.
2. Selecção de Fornecedores.
Measures implemented and progress verified
1. Entrevistas a Experts da área de aplicação dos produtos. Contactos com leads.
2. Implementação da estrutura da empresa.

Goals and planning for next period
1. Testes funcionais de produtos piloto.
2. Contactos internacionais com leads.
3. Pedido adicional por e-mail:
a. Debate custo do produto,
b. Debate, estudo sobre produtos concorrentes www,
c. Debate sobre produto oferta (package),
d. Pontos fortes da oferta; vantagens competitivas
Progress Evaluation (by the Mentor): Good:  X     Medium___     Poor___
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Mentoring Meeting nº: 4 - 07.Set.09
Main needs identified
1. Como estrategicamente construir uma solução face a soluções concorrentes (actuais ou futuras), e evitar rejeição pelo Cliente provocada pela inclusão de componente(s) outsourced.
2. Produto: breakdown (parcelas) dos custos e dos preços a praticar. Pontos fortes a apresentar.
3. Finalização dos Testes Funcionais do protótipo.

Measures implemented and progress verified
1. Selecção de Fornecedor(es) de Hardware. Já encontrado parceiro razoável.
2. Logo da empresa: versão “o”. Impressos.
3. Site da empresa: versão “o”.
Goals and planning for next period
1. Finalização do protótipo do produto a comercializar. Parametrização do software.
2. Descritivo técnico do produto. Pontos fortes a apresentar.
3. Constituição do Package de produtos.
4. Planificação de visitas a leads. Inicialização do plano de marketing.
Progress Evaluation (by the Mentor): Good_X_     Medium___     Poor___
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Mentoring Meeting nº: 5 - 29.Set.09
Main needs identified
1. Constituição da versão experimental do Manual de Operações e da Especificação Técnico-comercial do Package de produtos. Finalização da Parametrização do software. Finalização da Edição (apresentação e funcionalidades) do software.
2. Finalizar os testes funcionais dos protótipos.
3. Finalizar a formulação do plano de marketing e de visitas a leads de referência.
4. Revisão do logo, após consulta a Associado Share expert no assunto.

Measures implemented and progress verified
1. Continuação dos testes funcionais e dos testes de edição do software.
2. Logo da empresa: versão “1”. Impressos
Goals and planning for next period
1. Finalização do protótipo do produto a comercializar.
2. Finalização da Parametrização e da Edição do software.
3. Descritivo técnico do produto. Pontos fortes a apresentar.
4. Apresentação, formal/real, a experts (Associados Share), cobrindo os pontos anteriores.
5. Finalizar a formulação do plano de marketing e de visitas a leads de referência.
Progress Evaluation (by the Mentor): Good_X_     Medium___     Poor___
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Mentoring Meeting nº: 6 - 28.Out.09
Main needs identified
1. Apresentação, a público “restrito”, do produto Health.
2. Respostas a avaliação e sugestões emitidas pelos Médicos presentes.
3. Continuação do Manual de Operações, testes funcionais e do Plano de Marketing.
4. Nova avaliação do logo, continuação da consulta a Associado Share expert no assunto.

Measures implemented and progress verified
1. Apresentação capaz.
2. Acareação com Profissionais da Saúde bem sucedida.

Goals and planning for next period (continuação da reunião anterior)
1. Finalização do protótipo do produto a comercializar.
2. Finalização da Parametrização e da Edição do software.
3. Descritivo técnico do produto. Pontos fortes a apresentar.
4. Finalizar a formulação do plano de marketing e de visitas a leads de referência.
Progress Evaluation (by the Mentor): Good_X_     Medium___     Poor___
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Mentoring Meeting nº: 7 - 03.Nov.09
Main needs identified
1. Organização funcional do backoffice.
2. Apoio outsourced de Contabilidade, Jurídico (contratos de venda, assistência/manutenção, financiamento a Fornecedores (leasing), parceria e exclusividade de fornecimento hardware. Arrendamento?
3. Aspectos financeiros: Capital Próprio e Alheio e Fundo de Maneio – fontes e quantitativos.
4. Argumentação Vendedor e Comprador.
Measures implemented and progress verified
1. Iniciar contactos prévios Banca Comercial e Investimentos, Business Angels, Capital de Risco.
2. Iniciar contactos de Leads importantes.

Goals and planning for next period
1. Feira Internacional: novidades tecnológicas. Parcerias.
2. Plano de Marketing curto e médio prazos.
3. Contas de Exploração previsionais de curto e médio prazos: Cenários pessimista e realista.
Progress Evaluation (by the Mentor): Good_X_     Medium___     Poor___
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Mentoring Meeting nº: 8 - 02.Dez.09
Main needs identified
1. Parcerias internacionais: fornecedor de hardware (produtos próprios).
2. Parcerias internacionais de produtos alheios (package alta tecnologia)
3. Análise e eventual revisão do Plano de Marketing e Plano Estratégico para 2010.
4. Quantificação das necessidades financeiras de Capital e Fundo de Maneio. Cobertura.
5. Fundos QREN.
6. Business Scorecard: Eficácia, Qualidade, Incentivos.

Measures implemented and progress verified
1. Parcerias Internacionais de Hardware para Produtos Próprios.
2. Parcerias Internacionais Produtos Alheios.
Goals and planning for next period
1. A Empresa em 01.Jan.10: Modus Operandi.
2. Plano Negócios 2010.
3. Capital Societário. Financiamento.
Progress Evaluation (by the Mentor): Good_X_     Medium___     Poor___
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Mentoring Meeting nº: 9 - 16.Dez.09
Main needs identified
1. Revisão do Business Plan, médio e longo prazos, à luz das achegas dos últimos tempos.
2. Revisão do Plano Estratégico, à luz das achegas últimas.
3. Continuação do estabelecimento das Parcerias internacionais de Produtos próprios, e de Produtos alheios (package alta tecnologia)
4. Revisão das necessidades financeiras de Capital e Fundo de Maneio. Suas Coberturas. Fundos QREN.

Measures implemented and progress verified
1. A Empresa em 01.Jan.10: Modus Operandi.
2. Plano Negócios 2010.

Goals and planning for next period: NÃO APLICÁVEL (tratou-se da última sessão de mentoring)
Progress Evaluation (by the Mentor): Good__  Medium__  Poor__
Overall Evaluation: Excellent  X _
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RELATÓRIO FINAL
A Equipa VIGIE Solutions percorreu no período de mentoring (Jun a Dez.09) um longo percurso em busca das condições julgadas de sucesso para o seu projecto, em discussão aberta, franca e pró-activa entre os seus membros e com o(s) Mentor(es). A principal actuação mentoring localizou-se em especial no Produto e Package (tecnológico) de Produtos, nos segmentos do mercado, na penetração desse mercado (canais de acesso), bem como na procura, e constituição de parcerias, de Fornecedores dos tipos de Hardware e de Software que possam constituir ameaças quer quanto à garantia de fornecimento do HW incorporado nos produtos VIGIE quer no aparecimento da(s) empresa(s) inimiga(s), eventual concorrência futura.
O apoio proporcionado pelo PREMIO foi julgado eficaz.
Considerei assaz profícuas as trocas de opiniões efectuadas e que ter-se-ão alcançado as condições para prosseguir em direcção ao sucesso da startup. A qualidade dos Promotores a isso conduz.
A Avaliação Global atribuída à progressão verificada – Excelente, é disso indicador.

  associados promotores

associados institucionais
 
 

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